casa
TREVAS RIBEIROS
desenhos:
Outeiro é uma praia no sul da Bahia, próxima à Caraíva e Trancoso . O terreno escolhido para o desenvolvimento do projeto, é dentro de um condomínio que fica sobre as falésias que compõe a costa litorânea.
Fizemos uma pesquisa prévia sobre o lugar, antes de começar o projeto. Buscamos entender um pouco da história das construções locais e também das construções buscar sua relação com outras localizadas na mesma latitude do globo terrestre. Encontramos muitas semelhanças informadas, principalmente nos livros de Gylberto Freire sobre os mocambos do Nordeste e sobre as tradições construtivas de países africanos. A Bahia está na mesma latitude que Angola e algumas técnicas usadas nas obras residenciais em ambos os lugares tem muita semelhança. Isso evidencia a forte presença da cultura angolana entre o povo baiano.
As construções típicas dos dois lugares têm uma preocupação com as condições climáticas naturais. O calor é predominante em todas as estações e as chuvas ocorrem no inverno. As casas construídas nessas condições normalmente não têm vidros nas janelas, já que esse material não colabora com o conforto térmico do ambiente e encarece muito a obra. Desenhar uma casa sem janelas com vidros foi uma das premissas do projeto.
Fracionamos o terreno, idealmente, em quatros partes: jardim, convivência, jardim, quartos. A casa tem dois blocos separados para aproveitar melhor o terreno: um bloco de convivência e um bloco de quartos e banheiros.
O bloco de convivência não tem nenhuma porta, é apenas uma cobertura com um mezanino sobre a cozinha. Essa ausência de porta foi possível pois uma das normas do condomínio exige a construção de um muro frontal para manter uma linguagem comum a todas as casas. Escolhemos fazer um muro que, ao invés de definir os limites da casa com a rua, divide a rua com um jardim interno. O piso desse bloco em alguns momentos é solto da estrutura, criando uma base independente e com a leitura propositalmente indefinida entre interior e exterior. Ora o jardim está dentro da casa, ora a casa faz parte do jardim.
O bloco dos quartos possui dois andares, com uma suíte no andar superior e três quartos com dois banheiros ao fundo no térreo.. Situar os dois banheiros colados no muro de divisa, permitiu a ventilação cruzada em todos os ambientes.
O conjunto dos dois blocos é construído com estrutura de eucalipto roliço e telha de barro. O piso é de cimento queimado e as janelas e portas são de madeira local. A casa é de cor terracota, uma cor forte, típica das construções de barro do nordeste brasileiro.
Tal como foi desejado pelos clientes, os espaços são todos abertos e a convivência na casa é intensa.
Projeto: Estúdio Artigas
Equipe: Marco Artigas e Helena Ribas Begliomini
Localização: Praia de Outeiro - BA
Data do projeto: 2015
Data da obra: em andamento
Área: 140m²