comercial
COWORKING LOJA 1
desenhos:
A reforma desta casa é o equilíbrio entre a necessidade da família e o desenho da arquitetura.
Os clientes - uma família com quatro integrantes - precisavam de um espaço para um estúdio de música, um ateliê de desenho e brincadeiras das crianças, um espaço generoso para cozinhar e receber os amigos e muito jardim.
O acesso à casa é feito por um corredor com o mesmo piso externo da garagem. A parede curva, iluminado com cobertura de vidro e forro em painéis de policarbonato que filtram a luz, o calor e iluminam o jardim interno.
Como a planta original da casa já segregava, com a escada, a parte da frente e dos fundos, o estúdio ficou na antiga sala de entrada, com um piso de taco restaurado, uma nova janela alta e todo aparato acústico necessário para as gravações.
A parte dos fundos é completamente integrada. A cozinha, com uma ilha revestida com madeira maciça e uma marcenaria personalizada, dita a relação entre a sala de jantar, estar e o jardim. Este último é o que deixa a casa viva, com a horta, parreira e a nova pitangueira que une a área de convivência com a área do ateliê, de brincadeiras.e a área de serviço.
A integração de todos os ambientes só foi possível com o reforço em estrutura metálica na parte da nova sala/cozinha e com a nova estrutura, também metálica, do ateliê. Para ressaltar essa intervenção todos os elementos metálicos (inclusive o portão da entrada) foi pintado de azul claro.
No andar de cima pouco foi proposto. Retiramos um assoalho que estava cobrindo um belo taco de madeira e refizemos os banheiros, com piso de cimento queimado ocre e uma grande abertura de janelas com vidro transparente.
Projeto: Estúdio Artigas
Equipe: Marco Artigas, Helena Ribas Begliomini, João Aira, Isabella Ventura
Cálculo Estrutural: Paulo Tarso
Construtor: Ozeia Hengles
Estrutura metálica: Ferronor
Fotografias: Pedro Napolitano Prata
Localização: São Paulo - SP
Data do projeto: 2017
Data da obra: 2018
Área: 150m²